81 anos do maestro João Carlos Martins: séries, filmes e exposições sobre música de concerto

Um dos músicos mais importantes do Brasil e inspiração não só para quem gosta de música de concerto, o maestro João Carlos Martins completa 81 anos nesta sexta-feira (25), data que gerou uma série de homenagens ao músico, reconhecido mundialmente como um dos maiores intérpretes da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Em São Paulo, a exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música fica em cartaz no Centro Cultural Fiesp entre os dias 16 de junho e 26 de setembro, de quarta a domingo, das 13h às 20h. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio pelo sistema Meu Sesi. Dividida em dois espaços, a mostra celebra a carreira de João Carlos Martins como pianista e como regente. Na quarta-feira (23), o maestro também teve sua carreira celebrada em uma live realizada ao lado do músico e presidente da Comissão de Cultura e Arte da OAB, Ricardo Bacelar, no perfil de Instagram do projeto Mais Brasil.

Para quem se interessa pelo tema, listamos abaixo exposições, séries e filmes que celebram o universo da música de concerto e do piano, especialidades de João Carlos Martins.

Exposição Se Esse Piano Falasse

A mostra celebrou a história da primeira pianista do Estado do Amazonas, Celeste Ramos, com fotos do artista visual Tácio Melo, e ficou em cartaz em 2019 no Museu da Imagem e do Som, em Manaus (AM). As fotos podem ainda estão em exibição online.

Leia mais:
Pinturas que transportam o inverno para as artes visuais
10 museus para conhecer sem sair de casa
Filmes, séries e músicas que levam o universo dos museus a outras plataformas

Séries

Mozart In The Jungle

Forest of Piano

Filmes

João, o Maestro
O filme de 2017, dirigido por Mauro Lima, conta a história de João Carlos Martins.

Tudo que Aprendemos Juntos

Green Book – O Guia

Amadeus

32 Curtas sobre Gleen Gould

Shine