Sextou: livros, séries, filmes e músicas para brincar no Dia das Crianças

 

Na próxima terça-feira, 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças. Para celebrar a data e aproveitar o feriado, selecionamos 10 dicas culturais para mamães e papais curtirem ao lado das crias.

São livros, séries, filmes, músicas e atividades que divertem e educam pequenos e grandes. Confira aí.

 

  • FILME: Ainbo: A Guerreira da Amazônia (2021), animação de Richard Claus, em cartaz nos cinemas

Ainbo é uma jovem garota que nasceu e cresceu nas profundezas selva da Amazônia na aldeia de Candamo. Um dia ela descobre que sua terra natal está sendo ameaçada e percebe que há outros humanos além de seu povo no mundo. Usando a ajuda de seus guias espirituais, o tatu magricelo Dillo e a anta corpulenta Vaca, ela embarca em uma jornada para buscar a ajuda do mais poderoso Espírito Materno da Amazônia, a tartaruga Motelo Mama. Enquanto ela luta para salvar seu paraíso contra a ganância e exploração ilegal da mineração de ouro, ela também briga para reverter a destruição e o mal iminente do Yacaruna, o demônio mais sombrio que vive na Amazônia. Guiada pelo espírito de sua mãe, Ainbo está determinada a salvar sua terra e seu povo antes que seja tarde demais.

 

 

  • DISCO: Tudo Quanto É Coisa, do grupo Farra dos Brinquedos

Formado por nomes tarimbados da cena musical carioca, o Farra dos Brinquedos está lançando o segundo trabalho de estúdio de sua carreira, iniciada em 2012. O novo projeto, batizado de Tudo Quanto É Coisa, ganha as plataformas digitais e estreia no canal da gravadora Biscoito Fino no YouTube no Dia das Crianças. Em formato de vídeo-álbum com 11 canções, o projeto reúne temas lúdicos aliados à variedade de ritmos para despertar nas crianças o fascínio pela música.

Embora seja voltado primordialmente ao público infantil de até 10 anos de idade, o quinteto formado por Bebel Nicioli (flauta, clarinete e voz), Carlos Sales (bateria, percussão e voz), Elisa Addor (voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Rodrigo Ferrero (acordeom, violão e voz) consegue, através da versatilidade e do requinte sonoro, agradar também aos ouvidos de pais e mães. “Há um cuidado para que a música seja feita com autenticidade e verdade, sem subestimar os ouvidos de nosso público, sejam crianças ou adultos. As crianças são ouvintes exigentes e criteriosas e merecem uma música bem tocada, bem composta, um show bem produzido, pensado para e com elas”, pondera Bebel Nicioli, que atua paralelamente na área de educação musical infantil, assim como os companheiros Elisa Addor e Rodrigo Ferrero.

Escute o disco aqui.

Foto: Ana Branco/Divulgação

 

  • LIVRO: As Artistas – 50 mulheres que inspiraram o mundo, de Rachel Ignotofsky (Editora Blucher)

A publicação é da mesma escritora, designer e ilustradora norte-americana de As Cientistas, best-seller do jornal The New York Times, também lançado no Brasil. De figuras famosas, como as pintoras Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, a nomes menos conhecidos, como a colchoeira afro-americana do século 19 Harriet Powers, o livro é resultado de uma extensa pesquisa e de um rico trabalho de ilustração da própria autora.

Por meio da coletânea, Rachel Ignotofsky mostra como a arte retrata cada cultura, empodera mulheres, revela verdades e tem o poder de diminuir o sofrimento da humanidade. As ilustrações estão presentes em cada página do livro, que também apresenta infográficos sobre os princípios de arte e design, estatísticas sobre a representação feminina em museus e as ferramentas de que todos os artistas iniciantes precisam para trabalhar.
Editora Blucher/Divulgação

 

  • SÉRIE: Patrulha Canina (Netflix)

Com grandes habilidades em solucionar problemas, veículos descolados e muito humor, a Patrulha Canina é um grupo de filhotes heroicos liderado por um menino chamado Ryder, que protege a comunidade de Adventure Bay. A série também chegou recentemente ao cinema em Patrulha Canina: O Filme (2021), atualmente em cartaz no Brasil.

Foto: Netflix/Divulgação

 

  • ATIVIDADE: Passeios pela Natureza: Contação de histórias para crianças, na Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre)

Atividade especial para o público infantil no dia 12 de outubro no centro cultural da capital gaúcha. A artista e arte-educadora Ana Paula Bertoldi conduz uma sessão de contação de histórias que promete levar a criançada em um passeio reflexivo pela natureza.

A atividade gratuita e com faixa-etária livre vai ser realizada às 16h, percorrendo a Biblioteca Infantil Lucília Minssen e o Jardim Lutzenberger, ambos no 5º andar do complexo cultural. As vagas são limitadas e, a partir das 15h30min, a biblioteca estará distribuindo 20 senhas para os participantes.

Ana Paula Bertoldi, artista multidisciplinar e contadora de histórias, é graduada em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalhou com uma biblioteca móvel, montada sobre um caminhão, levando mais de três mil livros para comunidades carentes.

Ana Paula Bertoldi. Foto: Arquivo Pessoal

 

 

  • FILME: O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família (2021), animação de Tom McGrath, em cartaz nos cinemas

O filme acompanha novamente os irmãos Tim e Ted, agora adultos e vivendo vidas separadas. Enquanto Tim construiu uma vida calma no subúrbio com sua esposa, Carol, e as filhas, Tabitha e Tina, Ted se transformou em um mega empresário que resolve todos os problemas com dinheiro. Mas quando Tim descobre que sua filha caçula também é agente do BabyCorp, ele precisará da ajuda do irmão mais novo para lidar com a situação.

 

 

  • LIVRO: série Era uma Vez um Conto…, de Attilio Cassinelli (Editora Melhoramentos)

Os clássicos da literatura infantil O Leão e o Rato, Os Músicos de Bremen e O Rato do Campo e o Rato da Cidade fazem parte da série ‘Era uma Vez um Conto…. Com linguagem simples e direta – e escritos em letra bastão – as obras ajudam na alfabetização e facilitam a compreensão dos leitores recém-alfabetizados.

Quem assina as obras é o grande escritor e ilustrador italiano Attilio Cassinelli, que imprime sua marca em histórias conhecidas mundialmente. As ilustrações são marcantes e divertidas, e os livros têm material resistente, o que facilita a manipulação.
Foto: Editora Melhoramentos/Divulgação

 

  • SÉRIE: Clubinho da Kaká (YouTube)

A série de desenhos animados voltados para a primeira infância preparou um episódio especial para celebrar o Dia das Crianças.A animação inédita será lançada no dia 12 de outubro pelo canal do YouTube. Esse será o 20º episódio da série, que estreou no final do ano de 2020.

O clipe musical animado traz Kaká, seus amigos Gi, Be e Pipo e a cachorrinha Kakau mostrando as alegrias do que é ser criança, as descobertas, diferentes brincadeiras todos os dias e o uso da imaginação para criar infinitas possibilidades. “Ser criança é a melhor coisa dessa vida. A gente pode ser o que quiser. Um astronauta, um jogador, uma cientista, um cantor, uma dançarina de balé”, diz o refrão.

Todos os episódios do Clubinho da Kaká são musicais, em um trabalho assinado pela produtora gaúcha Maria Viola, com canções interpretadas pela cantora Nalanda. As músicas apresentam uma grande diversidade de gêneros, que, em conjunto com a ludicidade, contribuem para uma maior riqueza musical e cultural para as crianças. Já as animações ficam a cargo da também gaúcha Alopra Estúdio e têm uma abordagem educativa, trazendo elementos para despertar a imaginação e a criatividade das crianças.

A produção é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade, perpassam temas educativos como as cores, números, vogais, animais, corpo humano, sentimentos, hábitos saudáveis, entre outros assuntos que auxiliam no desenvolvimento infantil. A cada episódio, essa turminha se aventura pelas descobertas e brincadeiras do cotidiano da primeira infância.

Foto: Maria Viola/Divulgação

 

  • LIVRO: série Universidade dos Bebês (Editora Blucher)

A série está lançando três curiosos livros para bebês: Relatividade Geral para Bebês, do físico e matemático Chris Ferrie, Robótica para Bebês, da física Sarah Kaiser em coautoria com Ferrie, e Vacinas, de Cara e Jon Florance – ela com formação em bioquímica.

Com ilustrações e linguagem simples, os livros explicam temas complexos da ciência para bebês e crianças em fase de alfabetização. Para a lei da relatividade geral, por exemplo, o autor trabalhou com a imagem de uma bola para mostrar as distorções que uma massa provoca no espaço-tempo.

Foto: Editora Blucher/Divulgação

 

 

  • SÉRIE: Vlog da Berê – A Fantástica Farmácia de Ondion (Globoplay e Gloob)

Spin off da popular D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, a série estreia a segunda temporada no dia 12 de outubro e é comandada pela feiticeira Berenice (Nicole Orsini), agora na adolescência. Os episódios inéditos contam com um novo cenário: a Fantástica Farmácia Filomilus, em Ondion, local mágico e milenar dedicado aos estudos de alquimias bruxas e atendimento para os mais variados pacientes.

Letícia Pedro retorna como Mila, a primeira capa vermelha do Prédio Azul; Juliana Alves será a Dra. Sigfrida, a renomada alquimista à frente da farmácia; já Livian Aragão chega como Najara, uma bruxa bailarina; e Totia Meireles viverá a tia Theodora, tragicamente mordida pelo filho do Drácula. A atração também estreia no Gloob no dia 17 de novembro e terá exibição semanal.

Foto: Globoplay/Divulgação