14 out 2020

15 podcasts que você precisa ouvir

Podcasts abordam temas como ciência, política e história

Já conferiu nosso #Entenda desta semana? Nosso podcast trouxe uma análise sobre a popularização dos podcasts e as diferenças de formato entre os conteúdos em áudio sob demanda e o rádio. Confira as dicas dos nossos convidados do programa e divirta-se!

Aproveite e confira as 6 dicas para quem quer produzir um bom podcast.

Cláudia Laitano (jornalista e colunista do jornal Zero Hora):

Agora, agora e mais agora

Agora, agora e mais agora é um podcast de histórias da história para tempos de quarentena. Baseado num livro em progresso com o mesmo título, de Rui Tavares, Agora, agora e mais agora percorre mil anos de história europeia e global tendo por objetivo atualizar os dilemas das pessoas do passado e colocar em perspectiva histórica os dilemas das pessoas do presente.

Foro de Teresina

Podcast de política da revista piauí. Os jornalistas Fernando de Barros e Silva, Malu Gaspar e José Roberto de Toledo discutem o que aconteceu de mais importante na semana.

Praia dos Ossos

No dia 30 de dezembro de 1976, Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros numa casa na Praia dos Ossos, em Búzios, por seu então namorado Doca Street, réu confesso. Mas, nos três anos que se passaram entre o crime e o julgamento, algo estranho aconteceu. Doca tornou-se a vítima.

Retrato Narrado

Retrato Narrado é uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo. Cada temporada traça um perfil de uma personalidade de relevo, buscando explicar suas origens, motivações, sucessos, derrotas e contradições. Fruto de uma apuração iniciada ainda em 2019, a primeira temporada traz a repórter Carol Pires detalhando a trajetória de Jair Bolsonaro.

History of Literature (em inglês)

Jacke Wilson apresenta uma jornada pela história da literatura, dos épicos antigos a clássicos contemporâneos.

Daniel Bramatti (jornalista, editor do Estadão Verifica e ex-presidente da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo):

Dan Carlin’s Hardcore History (em inglês)

Em Hardcore History, o nada convencional Dan Carlin pega seu modo de pensar “marciano” e inovador e o aplica ao passado. Alexandre, o Grande era uma pessoa tão má quanto Adolf Hitler? Como seriam os apaches com armas modernas? A nossa civilização moderna algum dia cairá como as civilizações de eras passadas?

Luz no Fim da Quarentena

Episódios do podcast do Foro de Teresina trazendo notícias sobre a Covid-19.

Radio Ambulante (em espanhol)

Podcast narrativo sobre história da América Latina, apresentado pelo escritor peruano Daniel Alarcón. Projeto vencedor do Prêmio Gabriel García Márquez em 2014 na categoria Inovação e em 2017 do prêmio Third Coast/Richard H. Driehaus Best Foreign Language Documentary Award.

Sean Carroll’s Mindscape: Science, Society, Philosophy, Culture, Arts, and Ideas (em inglês)

Sempre quis saber como a música afeta seu cérebro, o que realmente é a mecânica quântica ou como funcionam os buracos negros? Você se pergunta por que fica emocionado cada vez que vê um certo filme ou como os videogames são projetados? Então esse é o podcast certo. A cada semana, Sean Carroll apresenta conversas com alguns dos pensadores mais interessantes do mundo. De neurocientistas e engenheiros a autores e produtores de televisão, Sean e seus convidados falam sobre as maiores ideias da ciência, filosofia, cultura e muito mais.

The Infinite Monkey Cage (em inglês)

Olhar espirituoso e irreverente para o mundo através dos olhos dos cientistas Brian Cox e Robin Ince.

Thiago André, do podcast História Preta:

AfroPausa

O AfroPausa é um podcast onde comunicadores pretos compartilham suas vivências pessoais, profissionais e também algumas das urgências da comunidade negra, com o intuito de tornar o mercado de comunicação brasileiro mais plural.

Kilombas

O Kilombas Podcast é uma inspiração do livro Memórias da Plantação, de Grada Kilomba. Grada nasceu em Lisboa, Portugal, e é uma teórica negra que reflete sobre memória, raça, gênero e pós-colonialismo em sua obra. O podcast é um quilombo virtual, feito para falar dos assuntos do cotidiano, além de oferecer um espaço de fala para convidados que estão dispostos a discutir sobre raça e gênero.

Lado Black

“Um pontinho preto na podosfera” trazendo assuntos que mostram um pouco da visão do jovem negro na sociedade.

O Lado Negro da Força

O ponto de vista de nerds negros sobre variedades, quadrinhos, cinema, séries, anime, mangá e cultura pop.

Negras Linhas

Um podcast produzido para descolonizar ideias.