10 mar 2022
ArteE já que nesta semana o assunto podcast é um dos temas aqui no portal Noite dos Museus, selecionamos algumas dicas para você que está pensando em produzir seu próprio programa. Confira também 15 podcasts que você precisa ouvir.
Pesquisa:
Busque programas que tratam de temas parecidos aos que você gostaria de falar. Escute propostas diferentes e narrativas que podem inspirar o formato do seu programa. Questione se o tema que você escolheu ainda tem espaço para mais um podcast ou se você precisa estudar mais ou inovar em formato ou linguagem.
-
Definir foco:
- O podcaster precisa ter três pilares em mente antes de dar início à produção: o que quer comunicar, para quem quer enviar a mensagem e a forma como deseja falar. Esta dica é do diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol.
Formato:
Pense no formato que pode funcionar melhor para o seu público. Bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo… Mas, além disso, é fundamental falar sobre algo que você domine.
Convidados:
Trazer outras pessoas e seus públicos para seu programa pode auxiliar na popularização do seu projeto. Busque pessoas que se comuniquem bem e possam agregar aos temas propostos.
Gravação:
Na hora de gravar, é importante prestar atenção em alguns detalhes. Um bom microfone é o primeiro deles. Se você usar microfone headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar sopros e ruídos durante a gravação. Mas, caso queira qualidade, vale a pena pesquisar por microfones profissionais. Busque um ambiente com boa acústica, pois além de fornecer uma excelente qualidade para o áudio, também poupará esforços de edição para minimizar ruídos.
Edição:
Existem diversos softwares no mercado, mas nossa dica é o Audacity, que é um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac.