6 dicas para produzir um podcast

A produção e o investimento em equipamento são diferenciais de um bom podcast

E já que nesta semana o assunto podcast é um dos temas aqui no portal Noite dos Museus, selecionamos algumas dicas para você que está pensando em produzir seu próprio programa. Confira também 15 podcasts que você precisa ouvir.

  1. Definir foco: o podcaster precisa ter três pilares em mente antes de dar início à produção: o que quer comunicar, para quem quer enviar a mensagem e a forma como deseja falar. Esta dica é do diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol.
  2. Pesquisa: busque programas que tratam de temas parecidos aos que você gostaria de falar. Escute propostas diferentes e narrativas que podem inspirar o formato do seu programa. Questione se o tema que você escolheu ainda tem espaço para mais um podcast ou se você precisa estudar mais ou inovar em formato ou linguagem.
  3. Formato: pense no formato que pode funcionar melhor para o seu público. Bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo… Mas, além disso, é fundamental falar sobre algo que você domine.
  4. Convidados: trazer outras pessoas e seus públicos para seu programa pode auxiliar na popularização do seu projeto. Busque pessoas que se comuniquem bem e possam agregar aos temas propostos. 
  5. Gravação: na hora de gravar, é importante prestar atenção em alguns detalhes. Um bom microfone é o primeiro deles. Se você usar microfone headset, procure deixá-lo acima ou abaixo da boca, para minimizar sopros e ruídos durante a gravação. Mas, caso queira qualidade, vale a pena pesquisar por microfones profissionais. Busque um ambiente com boa acústica, pois além de fornecer uma excelente qualidade para o áudio, também poupará esforços de edição para minimizar ruídos. 
  6. Edição: existem diversos softwares no mercado, mas nossa dica é o Audacity, que é um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac.