09 set 2022

5 Galerias de Arte em Porto Alegre para visitar

Fora os museus e instituições culturais, galerias de arte também são espaços que abrigam exposições e permitem que artistas exponham seus projetos. E aqui na capital gaúcha, existem inúmeros espaços para se explorar. Então, pensando em divulgar espaços culturais e gratuitos da capital o Noite dos Museus separou cinco galerias diferentes que quem curte o “rolê cultural” vai gostar de conhecer.

Galeria Galar/ Mariana BierGaleria Galar/ Mariana Bier
  1. 1. Galart

A GalArt foi inaugurada em 2019 com um acervo direcionado para arte produzida no Rio Grande do Sul. A galeria fica no bairro Petrópolis, na Avenida Coronel Lucas de Oliveira, e é aberta ao público. O espaço surgiu da paixão de Heitor Bergamini, que se descobriu como, além de admirador de arte, artista visual. Um dos trabalhos de Bergamini é de produzir esculturas a partir de raízes da flora de Mangue.

No espaço físico da galeria são distribuídos dois andares grandes repletos de obras, além de um jardim ao fundo do local, que privilegia o local com boa luz natural.

O acervo da galeria conta com obras de artistas de diversos estados do Brasil, mas o que mais chama atenção no espaço são as esculturas, grandes e pequenas, distribuídas pela galeria. Todas as obras do espaço estão à venda, mas nem só compradores visitam a GalArt. O espaço é aberto ao público e convida pessoas de todas as idades a entrarem em contato com a arte por meio da galeria.

A visitação da GalArt pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 10h às 14h.

1. 2. Galeria Mamute

Criada em 2012, a Galeria Mamute possui duas sedes, uma em Porto Alegre, no rio Grande do Sul, e outra em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. A sede de Porto Alegre galeria conta com um grande acervo, com enorme variedade de técnicas artísticas a serem expostas: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação e novas mídias.​

Mamute representa com exclusividade uma série de artistas, que possuem obras que integram acervos e exposições em renomados museus como MARGS, MACRS, Pinacoteca de São Paulo, entre outros espaços. Alguns dos nomes que Mamute representa são Alexandre Freire, Andressa Cantergiani, Anna Moraes, Antônio Augusto Bueno, Bruno Borne, Sandro Ka, entre outros.
A Galeria Mamute em Porto Alegre fica localizada na Rua Caldas Júnior, 375, no centro histórico da capital. O espaço é aberto à visitação às quintas e sextas, das 13h às 16h.

• Galeria Mamute/ Divulgação site

1. 3. Galeria Bolsa de Arte

Localizada hoje no bairro Floresta de Porto Alegre, a Galeria Bolsa de Arte iniciou suas atividades em 1980. Em quase 40 anos de trajetória, a galeria já realizou mais de 250 exposições, representando artistas tanto renomados na cena artística nacional como emergentes no campo das artes.

A sede atual da galeria, na rua Visconde do Rio Branco, foi inaugurada em 2011, e conta com dois andares e mais de 800 metros quadrados. Assim como a galeria GalArt, a Bolsa de Arte também tem um espaço externo no local que inunda o ambinete com luz natural.

A galeria fica aberta a visitação de segunda a sexta das 10h às 19h, e sábado das 10h às 13h30.

• Galeria Bolsa de Arte em Porto Alegre, exposição "Panorama Zero"/ Mariana Bier

1. 4. Galeria Espaço Cultural Duque

A Galeria Espaço Cultural Duque, como já indica o nome, fica localizada na rua Duque de Caxias, no centro histórico de Porto Alegre. A galeria conta com um andar dedicado às exposições temporárias, onde são expostos trabalhos de arte contemporânea e novos projetos em arte e fotografia.

O espaço possui tanto um acervo próprio, com obras e objetos doados por artistas, quanto exposições esporádicas.

A Galeria Espaço Cultural Duque funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 17h.

• Galeria Espaço Cultural Duque/ Divulgação site

1. 5. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

A Pinacoteca Barão Santo Ângelo (PBSA) integra a Rede de Museus e Acervos UFRGS (REMAM) e funciona como uma galeria de arte. A Pinacoteca, que fica no Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi inaugurada em 1943, passando em 1992 por uma grande reforma.

A Pinacoteca realiza diferentes exposições ao longo do ano e conta com um acervo completo, com nomes de artistas importantes como Pedro Weingärtner, Oscar Boeira, Libindo Ferrás, Aldo Locatelli, entre outros.

A Pinacoteca, que fica na rua Senhor dos Passos, na capital gaúcha, recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Destaque Ações de Difusão e Inovação 2021. O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h.

• Pinacoteca Barão Santo Ângelo/ Divulgação site