Conheça 4 danças típicas gaúchas

De cultura, o Rio Grande do Sul está cheio!

As danças gaúchas fazem parte de sua identidade nacional e são cheias de animação, recordações e encantos por onde passam.

• Fotografia: Fabrício Marcon

Quem vive ou já experimentou a cultura gaúcha sabe que ela é riquíssima e de destaque em todo Brasil. Ela foi fortemente influenciada por imigrantes espanhóis, portugueses, italianos e alemães, além da presença marcante africana e indígena na região. Percebe-se a sua riqueza na culinária, música e dança.

Pensando nisso, destacamos aqui quatro danças típicas gaúchas que trazem consigo muita história, memórias afetivas e familiares, alegria e diversão.

Chula

É uma dança inspirada em tradições portuguesas e dançada apenas por homens ao som da gaita gaúcha.

Os movimentos são de batidas nos pés e nos desafios. Utiliza-se de uma vara de madeira de dois ou três metros de comprimento e os participantes competem entre si sapateando entre elas avançando e recuando seu movimento.

Vence quem não perder o ritmo, não encostar no pedaço de madeira e conseguir realizar a sequência coreográfica dançada como desafio pelo dançarino anterior.

Mazurca Marcada

A Mazurca é uma dança inspirada nas tradições polonesas e dançada por casais ao som de violinos e gaitas gaúchas. Ela tem como base a mistura de dança de salão cubana e elementos rancheiros.

Vanera

É uma dança gaúcha trazida pelos alemães e dançada por casais. Ela foi influenciada pelo ritmo Habanera, mesclando dança de salão cubana e valsa, e  possui ritmo normal em comparação com Vaneirinha que é mais lenta  e o Vanerão  mais rápido.

Chimarrita

A Chimarrita é uma dança animada típica do folclore gaúcho e foi introduzida na cultura gaúcha pelos portugueses da região dos Açores no século XVII. Ela é dançada por casais alinhados em uma fila batendo palma e sapateando.

Gostou? Compartilha essa matéria com quem você gosta.