Sextou NDM TV: relembre 8 momentos do Noite dos Museus 2020

Humberto Gessinger fez um show histórico, de dentro de sua casa, no Noite dos Museus 2020

A edição de 2020 do Noite dos Museus foi histórica desde sua concepção: pela primeira vez em sua história, o evento encarou o desafio de mobilizar sem aglomerar. Foram mais de 8 horas de shows música, dança, artes visuais e muita informação em 16 instituições culturais de Porto Alegre, que receberam uma iluminação especial e foram protagonistas desta noite de celebração.

Para relembrar a noite de 5 de dezembro, separamos oito momentos que resumem bem o que foram essas 8 horas de diversidade cultural e pluralidade artística.

Já nos seus primeiros momentos, o Noite dos Museus recebeu uma apresentação do  Grupo de Música e Dança Afro-Sul, que dançou no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo ao som de Perfume, Um Banho de Cheiro, samba-enredo da escola Imperadores do Samba no Carnaval de 1996.

Na mesma instituição cultural, que guarda a cultura típica de Porto Alegre, o grupo Violas ao Sul prestou uma homenagem a um instrumento que faz parte da cultura brasileira. O show do grupo formado por Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona acabou com a composição Violas do Sul do Brasil, que diz: A viola também é do Sul/ Na cultura migrante ancestral/ O gaúcho é rincão e sertão/ Dos recantos do meu litoral.

Em frente ao Theatro São Pedro, Hique Gomez e Tales Melati fizeram uma belíssima homenagem a Lupicínio Rodrigues, Eva Sopher e Nico Nicolaiewsky, antigo parceiro de Hique em Tangos e Tragédias.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a apresentação de Humberto Gessinger, que fez um show de dentro da sua casa.

Quem também apareceu de surpresa no Noite dos Museus 2020 e tocou de dentro de casa, direto de Minas Gerais, foi Fernanda Takai.

Uma das instituições culturais que se juntou ao Noite dos Museus em 2020, o Farol Santander recebeu uma belíssima apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra.

Novos nomes da música regional, principalmente as vozes femininas, foram destaque da programação do Noite dos Museus em 2020. Gabriela Lery e Rita Zart, que cantaram no terraço do Memorial do Rio Grande do Sul, são ótimos exemplos desse aspecto do evento.

Para fechar o evento com chave de ouro, João Maldonado fez a apresentação de encerramento a bordo do Cisne Branco, no Rio Guaíba, em Porto Alegre.

Quer assistir ao evento inteiro? Confira no vídeo abaixo.