Filmes, livros e músicas: 12 dicas para passar o Dia das Mães com muita cultura e arte

Mais do que nunca, precisamos pensar em maneiras criativas de comemorar datas especiais com aqueles que amamos: com a pandemia, cresce o valor de produtos culturais, que nos trazem divertimento, conteúdo e cultura sem precisar sair de casa. Por isso, às vésperas do Dia das Mães, listamos livros, filmes e músicas que homenageiam as mães, refletem sobre a maternidade e inspiram mulheres. Confira abaixo.

Filmes

Baby Cobra é um show da comediante Ali Wong, disponível na Netflix, gravado quando a humorista estava com 7 meses e meio de gravidez. Com um senso de humor sarcástico e ácido, a humorista brinca sobre situações que envolvem a gravidez e torna o feto prestes a nascer um dos protagonistas do show.

Conheça as histórias reais por trás de 5 filmes que concorrem ao Oscar
10 anos de Game of Thrones: o que explica o sucesso desta e de outras séries recentes?
Por que a venda de discos cresceu mais do que o streaming durante a pandemia?

Outras produções com mães marcantes:

Lady Bird, a Hora de Voar

Minha Mãe é uma Peça

Erin Brockovich

Músicas

John Lennon perdeu sua mãe ainda na adolescência, em um acidente de carro. Tanto ela, quanto seu pai, não foram exatamente presentes na vida do jovem Lennon. A música fala sobre essa relação e, segundo o compositor, sobre a relação entre pais e filhos de “99% das famílias do mundo”. Um bom retrato de intrigas e desconfortos que uma relação familiar pode gerar.

Outras músicas em homenagem às mães:

Mãe, de Emicida

Dear Mama, de 2Pac

Lady Laura, de Roberto Carlos

Livros protagonizados por mães ou que colocam a maternidade como ponto central

Enclausurado | Amazon.com.br

Enclausurado, de Ian McEwan

A premissa do livro lançado por Ian McEwan em 2016 é bastante curiosa: uma mulher grávida engata um romance extra-conjugal com o irmão de seu marido. A narração dos fatos, no entanto, é feita pela única personagem do romance que sabe da traição além dos dois: o feto na barriga da mulher que, mesmo antes de nascer, faz julgamentos e reflexões sobre o episódio, que envolve um plano de assassinar o homem traído, mas também sobre a relação entre mãe e futuro filho.

Outros livros para refletir sobre a maternidade:

A Filha Perdida, de Elena Ferrante
Para Educar Crianças Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie
Mamãe & Eu & Mamãe, de Maya Angelou