TBT 2020 – Relembre o ano que passou

Grupo de Música e Dança Afro-Sul foi uma das atrações do Noite dos Museus que aconteceu de forma virtual em dezembro e marcou a agenda cultural do ano

Quinta-feira nas redes sociais é dia de TBT, dia de relembrar algum momento especial. Aqui no Noite dos Museus, apesar de 2020 ter sido um ano cheio de desafios e notícias ruins, conseguimos produzir muita coisa bacana e encher o nosso portal de arte.

Para marcar o último dia do ano, vamos recordar alguns dos conteúdos mais divertidos, informativos e disseminadores de cultura que publicamos por aqui. Confira abaixo.

Depoimentos de gestores

Desde o início do nosso portal, a ideia foi dar visibilidade e voz para as instituições culturais e seus gestores. Em um momento de extrema dificuldade para os museus, principalmente por conta das restrições de convívio, esses gestores precisaram se reinventar para continuar disseminando suas ações. O assunto foi abordado por uma série de nomes importantes do cenário cultural, como Diego Groisman, da Casa de Cultura Mario Quintana, que dissertou sobre a importância de fazer arte durante a pandemia, Verônica Fernandez, da CCCEV, que ressaltou a relevância do ambiente digital neste momento, e Renata Meirelles, do CHC Santa Casa, que falou sobre as redes sociais no processo de divulgação cultural. Veja o depoimento de André Sturm abaixo.

Playlists de artistas

Durante todo o ano, também convidamos artistas de todos os estilos para contribuir com o nosso portal: eles apresentaram suas referências, inspirações e parcerias em playlists exclusivas para o site. Erick Endres mostrou o que tem escutado durante a quarentena, Luciano Leães listou seus blues preferidos e Biba Meira fez uma lista só com músicas de mulheres (que ficou incrível!). Ouça abaixo a trilha sonora que Madblush fez para o isolamento social:

Podcasts sobre cultura

Outro formato em que o Noite dos Museus apostou durante o ano foram os podcasts. Produzimos 16 episódios do podcast Entenda sobre os mais diversos temas: de Beethoven a Beatles, passando pela febre das lives, a vida dos roadies e o slam, conversamos com vozes plurais e representantes de várias plataformas. Ouça abaixo o podcast que fizemos sobre cinema indígena, com a realizadora Graciela Guarani.

Matérias especiais

Durante as semanas, também abordamos assuntos com a profundidade que eles mereciam: nossas matérias especiais ouviram fontes especializadas, buscaram informações relevantes e apresentaram bons resumos sobre temas importantes para a cultura. Falamos sobre como os videogames deixaram de ser brincadeira infantil e se tornaram plataforma multicultural, celebramos os 80 anos de nascimento do escritor Eduardo Galeano, mostramos como profissionais do teatro estavam se virando durante a quarentena e mostramos iniciativas de artistas de rua que estavam vivendo em isolamento. Falamos também sobre nomes como Emicida, Clarice Lispector e George Orwell, que viraram pauta durante 2020. Na última semana, listamos produtos culturais que precisaram ser adiados – já antecipando o que vai rolar em 2021.

Playlists da equipe

Além de artistas convidados, nossa equipe também preparou playlists temáticas especiais durante o ano. Teve jazz para o século 21, música que é patrimônio cultural brasileiro, faixas que representam o orgulho negro, música francesa, versões de músicas famosas e uma playlist especial de Natal sem aqueles clichês de sempre. Para marcar o fim de ano, fizemos também uma playlist que resume o que foi 2020 com os lançamentos do ano que passou. Ouça abaixo:

O evento foi um sucesso!

E, em dezembro, o Noite dos Museus teve mais um desafio: promover o evento que já faz parte da agenda cultural da cidade, mas com a meta de mobilizar sem aglomerar. Levamos, de maneira virtual, 8 horas de uma maratona cultural, repleta de apresentações, shows, informação e divulgação de atividades artísticas para todo mundo. Iluminamos as instituições culturais de Porto Alegre, distribuímos molduras pela cidade, criamos um filtro para colocar arte na cabeça da galera, chamamos nossos embaixadores, distribuímos nossos kits da Coleção NDM em Casa e fizemos uma noite histórica – você pode conferir o resumo de tudo isso aqui, ou conferir o evento completo no vídeo abaixo.